_

Manual prático para Usar o Twitter. 18 dicas Importantes.

Você que tá começando a se aventurar no mundo do Twitter este post tem o objetivo de te dar dicas valiosas para você aproveitar ao máximo as alternativas de interação do site.
Já observei muita gente que começa mas não consegue se familiarizar com o site bem. Aí perdem o interesse.

Então vamos dar algumas dicas que podem ser úteis aos usuários do Twitter que estão começando a conhecer o site.

Sei que algumas coisas podem parecer meio óbvias para alguns que já conhecem , mas não para todos.


Vamos primeiro a algumas considerações para o início.

  1. O Twitter é uma rede social. A que mais cresce no mundo, e em especial no Brasil.
  2. Você adiciona as pessoas que você quer seguir e as pessoas que querem te seguir te adicionam.
  3. Você vê no seu mural principal, Home , Todas as twitadas que as pessoas que você segue escrevem.
  4. O que você escrever, todos aqueles que te seguem também verão no mural da página delas.
  5. Para adicionar alguém basta ir na página da pessoa e abaixo da foto dela clicar em Follow.
  6. Se quiser parar de seguir faça o mesmo passo. Clique em Following. Depois confirme e pronto.
  7. Para localizar alguém você clica no alto em  find people.
  8. Você pode adicionar quem você quiser para seguir. Conhecendo a pessoa ou não.

Agora vamos a algumas dicas que podem te ajudar.
  1. Você não é obrigado a seguir ninguém. Segue quem você quiser. Agora um detalhe: Se quiser ter seguidores a dica é seguir também. É como se fosse uma norma da educação no twitter retribuir o FOLLOW, como é popularmente chamado lá no site. Alguém pode começar a te seguir mas quando percebe que você não retribui-a seguindo também ela para de te seguir, o que chamam no twitter de te dar UNFOLLOW.
  2. Quando você clica na sua imagem, lá no alto com seu nome ao lado, aparecerá na tela todas as mensagem que você enviou. Na verdade você verá a sua página da mesma maneira que outros usuários a vêem quando a visitam.  Só o que você escreveu .
  3. FOLLOWING é quem você segue.
  4. FOLLOWERS são os que estão te seguindo.
  5. Se você quer saber quem você não segue e que já está te seguindo é só clicar em FOLLOWERS. Os que você já estiver seguindo aparecerão marcados. Os que não estiverem marcados são aquele que te seguem mas que você não segue de volta. Se quiser passar a seguí-lo é só clicar sobre o ícone de um boneco com um sinal de + ao lado.
  6. Só lembrando você NÃO é obrigado a seguir ninguém. Alguns indesejáveis  é aconselhável você deixar eles te seguirem lá , mas não retribua. Mas se quiser aumentar sua rede de amigos no Twitter a dica é essa: Quem quer ser seguido tem que seguir. Mas aqueles com perfis estranhos deixe de fora.
  7. Você pode pensar: "mas se eu seguir muita gente não vou conseguir ler as twitadas escritas para mim." Calma... essa dica é muito útil. No menu que tem na lateral da página. Abaixo de onde fica sua foto tem uma série de opções. Uma delas é o seu nome no Twitter com uma @ na frente. Por exemplo: @fulano. Se você clicar ali irão aparecer na sua tela todas as mensagens em que você foi citado. Então não se preocupe com a quantidade de twitters que aparecem na sua tela. Se quiser ver aqueles que foram enviados a você ou falando sobre você clique no seu nome na lateral e pronto. Esta é uma das mais úteis ferramentas para facilitar a navegação. Você vê todas as mensagens, inclusive aquelas que foram enviadas quando você estava offline, fora do twitter.
  8. Para Eniar uma twitada  para alguém  sobre algo ou respondendo algo que foi dito a você é só parar o mouse sobre a mensagem. Ao lado aparecerão uma estrela e uma seta. Clique na seta e repare que o nome da pessoa, precedido de @ aparece na caixa no alto da página. Em seguida escreva o texto que quer enviar. Depois é só dar Update. Se a pessoa não estiver online no momento é só ela clicar  no nome dela precedido da @, como na explicação acima que a mensagem em que o nome dela foi citado aparecerá.
  9. Logo baixo do seu nome fica outra opção: DIRECT MESSAGE. Ali ficam todas as mensagens que foram enviadas diretamente para você. São como e-mails e ficam nesta caixa específica. Não confundir estas mensagens com twitadas. Estas mensagens não aparecem no mural da página. Elas vão direto para esta caixa. Só você recebe e só você vê. Não se esqueça que toda vez que você escreve algo na sua página, onde está indicado What are you doing? , que estou chamando aqui de Twitada, todos os que te seguem vão ver. Então essas  DIRECT MESSAGE são muito indicadas para mensagens mais privadas para alguém.
  10. Parando sobre a mensagem escrita no mural você já reparou que  aparecem dos símbolos. Uma estrela e uma seta. A seta você já sabe para que serve. A estrela é para você marcar aquela mensagem como favorita. Depois de marcar as mensagens que você considerar favoritas. Elas serão salvas em tipo uma pasta. Para ver todas as mensagens que você favoritou é só clicar no menu  na lateral em  FAVORITES. A dica aqui é que você pode também ir na página de seus amigos e clicar em FAVORITES. Irão aparecer para você as mensagens que ele também marcou como favoritas. Por isso cuidado quando marcar algo que ache pessoal. Não se esqueça, coisas mais pessoais é melhor deixar para  DIRECT MESSAGE.
  11. A página para responder ou escrever uma mensagem é um pouquinho diferente. Se alguém te enviou uma mensagem e deseja responder é só parar o mouse sobre ela. Aparecerão dois símbolos:  Um envelope e uma lixeira. A lixeira obviamente é para deletar  mensagem. O envelope é para responder a mensagem. Clique sobre ele e repare que o nome da pessoa aparece no local de envio da mensagem. escreva sua mensagem e envie. Lembrando que esta mensagem só o destinatário vai receber , não aparece no mural dele, e só ele verá.
  12. OS TRENDING TOPICS são motivo de muitas dúvidas. Na verdade esses são os termos que mais estão sendo escritos e citados no twitter pelos usuários em todo o mundo. Se você clicar em um deles que está na lista você verá uma página com as últimas mensagens escritas por todos os usuários do mundo citando aquele termo ou palavra. Você sabe o que está sendo discutido e o porque de estarem sendo citados pelos usuários.
  13. Alguns termos são precedidos de uma #. Toda vez que aparece este símbolo antes de um termo significa que aquilo é uma Tag, uma etiqueta. Por exemplo, você escreve algo sobre uma coisa engraçada e no fim colcoa uma etiqueta #rimuito. Você marcou a sua twitada com uma etiqueta e quando alguém clicar nesta tag, nesta etiqueta, a sua mensagem aparecerá para ela. Nesse caso aqui independe da pessoa te seguir ou não. Todos vão estar ali pela etiqueta em comum. 
  14. Se quiser você pode marcar uma mensagem com uma tag, etiqueta. É só no fim, antes de enviar a mensagem,  escrever # junto da etiqueta que gostaria de clicar. Um exemplo: Você escreve algo sobre um artista, você sabe que a grande maioria das celebridades do twitter não seguem de volta seus seguidores. Mas se no fim você colocar o nome dela como etiqueta todos os que buscam por assuntos ligaods ao nome dela verão a sua mensagem naquele momento.
  15. Se não quiser que estes nomes fiquem aparecendo é só clicar na seta ao lado que as palavras serão omitidas. Mas a dica legal é ficar de olho, pois o twitter prima pela velocidade que as informações ganham o mundo e você fica sabendo o que está sendo mais discutido pelos usuários no mundo. E até se "intrometer"no papo dando o seu pitaco.
  16. O mesmo serve para as miniaturas das fotos daqueles que você está seguindo. Pode clicar ao lado na seta que elas serão omitidas.
  17. Um outro hábito dos usuários é Retuitar, o que seignifica mandar para todos os seus amigos uma twitadas que você recebeu e achou interessante. Este não é um comando oficial do Twitter, foi criado e popularizado pelos usuários. para fazer isso você dever copiar toda a mensagem que gostaria de retuitar, incluindo o nome da pessoa. Na frente da mensagem escreva   RT@   . Isto identificará que você está retuitando, repassando uma mensagem que recebeu. A pessoa que enviou poderá ver que você fez isso clicando no seu nick precedido na @, como mostrado no ítem 7.
  18. Se alguém te importunar, for constrangedor ou, enfim, fazer algo que te desagrade  você pode fazer mais do que dar o UNFOLLOW, que é  parar de seguir essa pessoas. Você pode dar o BLOCK. Bloqueando a pessoa nada do que ela escreva aparecerá para você . Você pode continuar utilizando o twitter  sem ser importunado mais e sem precisar se desgastar , (...leu isso Xuxa). Vá na página dela e abaixo de Actions clique em Block .


Só lembrando que estas dicas são para quem tá  começando a usar o twitter. Ainda tem diversos outros recurso e ferramentas. Algumas você encontra aqui navegando no blog.

Espero que  estas dicas possam te ajudar  a aproveitar melhor a experiência do twiiter. Se achar que estas dicas podem ser úteis a alguém , por favor indiquem nosso blog.

Se você quiser utilizar este material em outro blog, por favor , vamos manter a regra da boa vizinhança entre blogs e cite a fonte colocando  um link.


    4 comentários:

    1. twitter.com/semiramsalencar

      Obrigada pelas valiosas dicas !!!

      Estava meio perdida no Twitter, agora me achei!!!

      Grata

      ResponderExcluir
    2. Anjo querido, por favor me diga como enviar um arquivo (imagem)do blog para o twitter.
      Sou leiga, não por muito tempo é claro, mas não sei isso ainda. Voltarei para buscar minha resposta ok?
      Beijinhos
      http://pedassimdimim.blogspot.com

      ResponderExcluir
    3. Quero saber exatamente como preparar a minha pagina no twitter, me ajude, eu sou ainda leiga nisso mais estou bem interessada em entrar nesta rede,OK!

      ResponderExcluir
    4. Valeu!


      Follow me: @MdsilvaOficial!

      ResponderExcluir